Maple Bear

/

out 15, 2025

Enem 2025: tudo o que você precisa saber sobre o exame

AUTOR

Maple Bear Brasil

ASSUNTO

High School

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Saiba quando o Enem 2025 será realizado, quais horários dos dois dias do exame e o que vai cair em cada prova

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o maior vestibular do país. Foram mais de 4,3 milhões de inscritos na edição 2024, sendo que mais de 3 milhões de participantes realizaram a prova. 

Com a nota do Enem, o participante consegue pleitear vagas em universidades públicas ou tentar bolsas de estudos em instituições privadas por meio dos programas federais do Prouni e Fies. 

Além disso, ainda há a possibilidade de ingressar instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O Enem 2025 se aproxima e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando o exame vai acontecer, quais os horários de aplicação e quais as regras para realização das provas. A seguir, trazemos as respostas para essas e outras dúvidas. 

Enem 2025: data e horários

Assim como em anos anteriores, o Enem 2025 acontecerá em dois domingos seguidos. Este ano, a prova será realizada nos dias 09 e 16 de novembro. 

De acordo com o Inep, os horários de abertura dos portões e o início de realização das provas seguirão o cronograma abaixo: 

É importante dizer que o Enem 2025 segue o horário de Brasília e o participante deve ficar atento a possíveis mudanças caso viva em uma região com fuso horário diferente. 

Situação especial de Belém e cidades próximas 

Por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, capital do Pará, a aplicação do Enem 2025 para o participante que se inscreveu indicando que desejaria realizar as provas em Belém, Ananindeua ou Marituba terá datas diferentes: 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025. 

Como serão as provas do primeiro dia do Enem 2025? 

O primeiro dia do Enem 2025 será em 09 de novembro, um domingo, e trará 2 provas e uma redação. As provas contam com 45 questões de múltipla escolha cada uma e a redação é de caráter dissertativo-argumentativo, abordando um tema que só será descoberto pelo estudante no momento da realização do exame. 

O exame pode durar até 5 horas e 30 minutos e o tempo mínimo de permanência na sala de provas é de 2 horas, sendo permitida a assinatura da lista de presença somente após esse prazo. 

Prova 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 

Essa prova abordará as seguintes áreas do saber: Língua Portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação.  

Prova 2: Ciências Humanas e suas Tecnologias  

A prova trará questões de múltipla escolha sobre as seguintes áreas: história, geografia, filosofia e sociologia. 

Redação 

A redação do Enem 2025 deve ter, no máximo, 30 linhas. O texto tem caráter dissertativo-argumentativo, deve ser escrito à mão em folha oficial, usando exclusivamente caneta esferográfica preta. 

No final do caderno de provas, há um espaço para o participante fazer o rascunho de sua redação, caso deseje.  

A folha oficial de redação não será substituída, cabendo ao participante tomar cuidado ao transcrever o texto do rascunho para a folha. 

Dica: conheça a plataforma MEC Enem 

O Ministério da Educação (MEC) lançou um site gratuito que permite que o estudante treine para o Enem 2025. Intitulada de MEC Enem, a plataforma possibilita que o participante faça simulados de questões por área do conhecimento, englobando todas as provas do Enem. 

Um dos maiores diferenciais da ferramenta é a possibilidade de treinar redação. A plataforma usa inteligência artificial para corrigir as redações e dar feedbacks aos estudantes, ajudando-os a se adequarem ao formato de texto exigido no Enem 2025.  

O MEC Enem é totalmente gratuito e está disponível tanto via navegador quanto por app no Google Play ou na Apple Store. Para acessá-lo basta usar sua conta Gov (a mesma utilizada na inscrição do Enem). 

Como serão as provas do segundo dia do Enem 2025? 

O segundo dia do Enem 2025 será em 16 de novembro, um domingo, e trará 2 provas. O tempo total de aplicação do exame é de 5 horas e o tempo mínimo de permanência na sala de provas é de 2 horas, sendo permitida a assinatura da lista de presença somente após esse período. 

Prova 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias 

Essa prova contará com 45 questões de múltipla escolha e abordará os seguintes temas: química, física e biologia.  

Prova 2: Matemática e suas Tecnologias 

Contando com 45 questões de múltipla escolha, essa prova abordará exclusivamente questões relacionadas à matemática. 

Enem 2025: o que estudar? 

De acordo com o Inep, as provas do Enem cobram conhecimentos adquiridos durante todo o Ensino Médio. No Brasil, o Ensino Médio tanto da rede pública quanto privada deve seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Ou seja, não é possível dizer com precisão quais assuntos cairão nas provas do Enem 2025. É uma característica da prova elaborar questões que cobram do estudante interpretação de texto e o uso de mais de um tipo de conhecimento para obter a resposta do problema. 

A redação do Enem 2025 tem caráter dissertativo-argumentativo e deve ser redigido em modalidade de escrita formal da língua portuguesa. O participante não emite puramente sua opinião, mas sim constrói o texto defendendo um ponto de vista através de argumentos, fontes e referências. 

A estrutura de textos do tipo dissertativo-argumentativo segue uma lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão. É importante que o estudante faça a prova tendo isso em mente. 

Como é calculada a nota do Enem? 

Cada prova do Enem pode valer de 0 a 1000 pontos. Uma particularidade do sistema de correção e pontuação do exame é a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que pontua cada questão de um jeito diferente considerando o nível de dificuldade e o desempenho do candidato.   

Questões que a maioria acerta são consideradas “fáceis”, podendo valer menos. Questões que poucos acertam têm um peso maior na nota. Além disso, se o candidato erra questões fáceis, mas acerta difíceis, o sistema pode considerar que ele chutou a questão difícil e reduzir sua pontuação. 

Já a redação é corrigida manualmente por examinadores contratados pelo Inep. Mais de um examinador corrige e pontua a mesma redação, prevalecendo a média das notas atribuídas. 

A média das notas das cinco provas do Enem 2025 será a pontuação que o participante vai usar para disputar vagas em universidades. 

Onde consultar o edital e os locais de prova no Enem 2025? 

Você pode consultar o edital do Enem 2025 aqui

Para consultar os locais de prova, bem como o gabarito, as notas e outras informações sobre o exame, você deve acessar a Página do Participante no site do Inep. 

Para fazer o login, use a mesma conta Gov que você usou para se inscrever no exame. 

Maple Bear: formando jovens acima da média no Enem 

A Maple Bear é a maior rede de escolas bilíngues do mundo. Só no Brasil, são mais de 220 escolas em todos os estados do país. 

Com uma metodologia exclusiva que alia as melhores práticas da educação brasileira à excelência da educação canadense, a Maple Bear oferece educação bilíngue de verdade desde os 18 meses de idade até o Ensino Médio. 

Falando em Ensino Médio, o High School na instituição tem uma série de diferenciais, incluindo o Duplo Diploma brasileiro e canadense e a grade curricular única, que alia disciplinas tradicionais à 11 matérias em inglês alinhadas à província canadense de New Brunswick. 

Além da preparação acadêmica, a Maple Bear conta com aconselhamento de carreira e uma base escolar sólida para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Mais do que sair do Ensino Médio com um certificado, os jovens saem com um projeto de vida e prontos para se tornarem cidadãos globais. 

Todos esses diferenciais se refletem em resultados: estudantes Maple Bear conquistaram 127 pontos acima da média nacional no Enem 2024 (que leva em conta tanto escolas públicas quanto particulares).  Quando a comparação é apenas dentre as escolas de Ensino Médio particulares, a média da nota do Enem 2024 dos alunos Maple Bear foi 49 pontos superior aos demais colégios. 

Esses números mostram a dedicação de cada estudante e o empenho da Maple Bear em oferecer uma base realmente sólida para que os alunos conquistem as melhores oportunidades de estudos e carreira. 

Conheça mais a fundo a Maple Bear. Deixe seu e-mail abaixo e receba materiais exclusivos para entender melhor como nossa metodologia prepara jovens para o futuro: