Maple Bear

/

abr 23, 2025

De olho na segurança

AUTOR

Maple Bear Brasil

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Além de oferecer ensino de excelência e um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos, a segurança também é uma questão levada muito a sério pela Maple Bear.

Conversamos com Rafael Luz, diretor nacional da Guardião Escolar, empresa que cuida da segurança das escolas Maple Bear, para entender como são os processos para deixar todos em segurança.

- A segurança é um problema que preocupa toda a comunidade escolar. Como a Maple Bear enfrenta essa questão?

A Maple Bear sempre esteve um passo à frente em questões de segurança, especialmente no que diz respeito à prevenção. A parceria entre a Guardião Escolar e a Maple Bear já dura oito anos.

Eu acredito fortemente em uma segurança low profile. A comunidade escolar deve se sentir e estar segura sem que isso seja um constrangimento para as pessoas. O aluno, especialmente, não pode se sentir culpado ou suspeito de nada, ele tem que estar sempre à vontade. E, se a segurança for muito ostensiva e intimidatória, o aluno pode acabar se sentindo assim. 

- Como é o conceito de escola segura da Maple Bear? 

Esse conceito é super bacana por envolver todas as áreas de segurança e prevenção. E esse é um trabalho interdisciplinar. Aqui, estamos falando de controle de acesso, equipamentos de prevenção e combate a incêndio, protocolos para escola invadida e até bons hábitos no dia a dia do expediente escolar. Porém, tudo isso também envolve prevenção ao bullying e ao assédio, relacionamento com alunos e familiares e com a comunidade em geral. Há um esforço coletivo para uma escola ser realmente segura. 

- De que maneira os pais ou responsáveis podem contribuir com a segurança?

É papel dos responsáveis cumprir rigorosamente os protocolos de segurança da escola. As famílias devem ser parceiras e a vontade de um pai ou mãe não pode se sobressair sobre o protocolo de segurança, ele é o norteador das ações e vale para todos. 

Eu acredito que se as famílias sentirem que os protocolos são firmes, que a escola é clara nas suas comunicações, se pais e responsáveis receberem as orientações devidas, participarem de workshops de segurança na escola e sejam exigidos do cumprimento do protocolo, não há chance de não haver confiança na escola. 

Este conteúdo foi originalmente publicado na revista The Bear #17 e destaca o compromisso da Maple Bear com a segurança integral de toda a comunidade escolar.