Maple Bear
/
out 08, 2025O que é Ensino Fundamental bilíngue e o que ele tem de diferente?
AUTOR
Maple Bear Brasil
ASSUNTO
Fundamental I
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Maple Bear
/
out 08, 2025AUTOR
Maple Bear Brasil
ASSUNTO
Fundamental I
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Saiba ainda como escolher o Ensino Fundamental bilíngue ideal para a educação do seu filho!
Se na Educação Infantil a criança dá os primeiros passos rumo a descobrir o mundo, no Ensino Fundamental uma transformação ainda mais profunda acontece: ela intensifica a formação de sua personalidade.
É nessa fase que a criança inicia a alfabetização e o desenvolvimento de aprendizagens essenciais, além de habilidades sociais e competências que servirão de base não apenas para a jornada escolar, mas para toda a vida dela. É por isso que investir tempo na busca por um Ensino Fundamental de qualidade é tão importante.
Mas, afinal, o que é Ensino Fundamental? Quais são suas etapas? Como funciona o Ensino Fundamental bilíngue e quais os benefícios de matricular uma criança em uma escola que aplica esse modelo? Ao longo desse artigo, você encontrará as respostas para essas e outras questões. Vamos lá?
No Brasil, o Ensino Fundamental é a etapa educacional obrigatória que vai do 1º ao 9º ano. É a fase mais longa do aprendizado escolar de um estudante e lança as bases para que ele tenha bagagem o suficiente para avançar rumo ao Ensino Médio e, posteriormente, ao Ensino Superior.
O Ensino Fundamental é dividido em dois ciclos:
Ensino Fundamental - Anos Iniciais: vai do 1º ao 5º ano, geralmente frequentado por crianças de 6 a 10 anos.
Ensino Fundamental - Anos Finais: vai do 6º ao 9º ano e atende estudantes na faixa etária dos 11 aos 14 anos, em média.
O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável pelas diretrizes que regem a aplicação do Ensino Fundamental no Brasil. Por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o MEC define o conjunto de aprendizagens, competências e habilidades essenciais que todos os alunos da educação básica no Brasil devem ter. Por educação básica, entende-se o período desde a pré-escola até o Ensino Médio.
“As características [dos estudantes] do Fundamental demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno de suas vivências mais imediatas para que eles possam, progressivamente, ampliar essa compreensão, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar”, explica o texto-base da BNCC.
Segundo o Censo Escolar de 2023, mais de 26 milhões de crianças e adolescentes frequentam o Ensino Fundamental no Brasil. Dentre tantas instituições disponíveis, muitas famílias são levadas a buscar propostas diferentes, como o Ensino Fundamental bilíngue.
Já ouviu falar nesse tipo de escola? Sabe quais são as suas particularidades? Entenda mais sobre o assunto a seguir!
O Ensino Fundamental bilíngue é aquele em que o estudante aprende não apenas o currículo obrigatório brasileiro, mas também vivencia parte da aprendizagem em uma segunda língua, na maioria dos casos o inglês.
Uma escola bilíngue de verdade deve ir muito além do ensino da língua inglesa. A metodologia pedagógica precisa proporcionar ao estudante uma imersão na língua, potencializando a absorção do conhecimento.
Um verdadeiro Ensino Fundamental bilíngue deve oferecer:
Imersão linguística: o estudante deve aprender a segunda língua de maneira imersiva na grade curricular em diversas disciplinas, por meio de atividades dentro e fora de sala de aula que estimulem o aprendizado de forma mais natural e efetiva.
Aumento do repertório cultural: ao ter contato com diferentes referências tanto da língua materna quanto da estrangeira, o estudante desenvolve uma visão mais ampla e global, além de adquirir mais ferramentas para se comunicar e transmitir sua maneira de enxergar de mundo.
Ampliação do desenvolvimento cognitivo: o bilinguismo contribui para a memória, a atenção e a flexibilidade cognitiva. Quanto mais cedo o estudante começa a ter contato com outras línguas, melhor a sua absorção do conhecimento e maior tende a ser a facilidade para que ele possa, inclusive, aprender outras línguas no futuro.
Preparação para o futuro: além da fluência em outra língua, o estudante de um Ensino Fundamental bilíngue deve desenvolver competências socioemocionais e acadêmicas importantes para uma sociedade cada vez mais globalizada e sem barreiras. Chamadas de soft skills, essas habilidades envolvem ações relacionadas a cooperação em equipe, comunicação eficaz, pensamento crítico, resiliência e criatividade, por exemplo.
Onde encontrar uma escola de Ensino Fundamental bilíngue que alie os pilares descritos acima a uma metodologia que realmente faça o estudante se destacar?
A Maple Bear é referência global quando se fala em escola bilíngue por imersão. Presente em mais de 40 países, a rede conta com cerca de 220 unidades no Brasil e é reconhecida por unir as melhores práticas da educação brasileira com a excelência da educação canadense.
Na Maple Bear, o Ensino Fundamental está alinhado à BNCC e dura 9 anos. Ele é estruturado em dois ciclos: Elementary e Middle Years.
Essa etapa corresponde ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais e vai do 1º ao 5º ano. É uma fase essencial na vida do estudante, pois é quando ele inicia o seu processo de alfabetização e começa a se entender como indivíduo e como parte da sociedade.
É por isso que a Maple Bear pensa em cada detalhe para proporcionar às crianças dessa fase o melhor ambiente possível para facilitar a interação e o aprendizado.
As salas de aulas são desenhadas seguindo um modelo que incentiva a interação, estimula a autonomia e o acolhimento dos pequenos.
Além disso, os materiais de apoio ao aprendizado, chamados de SLM+, foram cuidadosamente desenvolvidos por um corpo acadêmico de especialistas e levam em conta as particularidades de cada série. Os livros de atividades dos primeiros anos, por exemplo, contam com folhas maiores e partes destacáveis para uma melhor realização dos projetos.
Por ser uma escola bilíngue de verdade, a Maple Bear busca alinhar a alfabetização em português e em inglês, iniciando o contato da criança com a segunda língua desde cedo e aumentando essa exposição à medida em que ela avança pelo Ensino Fundamental. Tudo isso, claro, sem jamais descuidar do ensino da Língua Portuguesa.
Por fim, o Ensino Fundamental Elementary na Maple Bear dá uma grande ênfase em habilidades socioemocionais, criatividade e resolução de problemas, preparando o estudante para avançar com segurança para os próximos desafios da jornada escolar.
O ciclo Middle Years corresponde ao Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano).
Nessa fase, o estudante já possui mais autonomia e começa a lidar com conteúdos mais complexos, avançando em disciplinas como Ciências, Matemática e História, sempre com parte da carga horária ministrada totalmente em inglês.
O SLM+, material usado dentro e fora de sala de aula, também vai mudando de acordo com a série para garantir que o estudante terá as ferramentas de que precisa para complementar seus estudos e seu aprendizado.
Além do bilinguismo, há uma preocupação com o desenvolvimento do pensamento crítico, da comunicação clara e da capacidade de trabalhar em equipe. Afinal de contas, aqui os jovens já começam a entrar na adolescência e, em breve, avançarão rumo ao Ensino Médio.
O currículo inclui projetos interdisciplinares que conectam o estudante a temas globais, estimulando-o a refletir sobre questões atuais e a se posicionar de forma responsável no mundo. É nessa fase que seminários, debates e competições acadêmicas se tornam parte mais frequente da rotina dos jovens. Tudo para torná-los cada vez mais preparados para uma sociedade em constante transformação.
Pensando nessa preparação, aliás, foi criado o Maple Pathways, programa de aconselhamento que acompanha os estudantes do Year 9 do Fundamental na definição de metas para o futuro e no desenvolvimento de um projeto de vida individualizado, dentro e fora da escola.
Diante de tudo o que foi explicado acima, ficou mais fácil entender por que vale a pena escolher a Maple Bear para o Ensino Fundamental do seu filho.
Muito mais do que uma escola particular de Ensino Fundamental, a Maple Bear investe em uma educação bilíngue de verdade que prepara os jovens para conquistar as melhores oportunidades de carreira e estudos no Brasil e no mundo.
Agende uma visita gratuita à Maple Bear e confira na prática você mesmo como o Ensino Fundamental bilíngue vai transformar seu filho num cidadão global!