Maple Bear
/
out 22, 2025Escola de inglês ou escola bilíngue: quais as diferenças?
AUTOR
Maple Bear Brasil
ASSUNTO
Educação Bilíngue
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Maple Bear
/
out 22, 2025AUTOR
Maple Bear Brasil
ASSUNTO
Educação Bilíngue
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Descubra o que difere uma escola de inglês de uma escola bilíngue e entenda qual das duas faz mais sentido para a educação do seu filho.
Num mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras, saber inglês pode abrir portas tanto acadêmicas quanto profissionais. Mais do que isso, dominar a língua pode ajudar a aumentar o repertório cultural do falante e ampliar sua visão de mundo.
É por isso que muitas famílias buscam uma escola de inglês para matricularem seus filhos desde cedo. Nessa jornada, acabam se deparando com outras opções, como a escola bilíngue, por exemplo.
Mas, quais as diferenças entre escola de inglês e escola bilíngue? Qual desses dois modelos faz mais sentido para a educação do seu filho? Continue a leitura e descubra!
Escola de inglês é uma instituição que oferece o curso da língua inglesa para aqueles que desejam aprender o idioma – tanto adultos quanto crianças. Com foco em leitura, escrita, interpretação e conversação, esses cursos geralmente são divididos em ciclos de acordo com o nível de fluência do estudante.
A metodologia aplicada e a duração do curso variam bastante de escola para escola. Além disso, há instituições voltadas a determinados perfis e objetivos, como escola de inglês para negócios, escola de inglês infantil e por aí vai.
Nessas instituições, o foco é ensinar apenas a língua inglesa isoladamente.
Escola bilíngue é uma instituição que oferece um ou mais ciclos da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) com parte das disciplinas ministradas em inglês.
É uma proposta completamente diferente de uma escola de inglês, porque aqui a língua é ensinada de maneira imersiva no dia a dia do estudante enquanto ele cumpre sua jornada escolar obrigatória.
Para que uma escola seja considerada bilíngue, parte das disciplinas precisam ser ministradas em inglês, já que a proposta é que o bilinguismo seja estimulado naturalmente nos estudantes.
Em escolas bilíngues como a Maple Bear, por exemplo, o contato com o inglês começa já na Educação Infantil, sendo progressivamente aumentado até que no Ensino Médio quase toda a grade curricular seja ministrada na língua inglesa.
Como você deve ter percebido, a grande diferença entre uma escola de inglês e uma escola bilíngue é que a escola de inglês foca apenas em oferecer o curso da língua, enquanto a escola bilíngue foca na formação do estudante na educação básica ao mesmo tempo em que ele aprende inglês nesse processo.
O número de escolas bilíngues no Brasil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Dado divulgado pela ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue), há mais de 1,2 mil escolas bilíngues no país, crescimento de 10% nos últimos cinco anos.
Dentre as vantagens de matricular a criança em uma escola bilíngue, destacam-se:
Mas... e quais são as vantagens de uma escola de inglês?
A escola de inglês pode ser vantajosa para adultos que precisam aprender ou aperfeiçoar a língua inglesa. Além disso, por existirem diversos modelos de ensino do inglês, a pessoa pode escolher um curso que melhor atenda suas necessidades relacionadas à língua.
No Brasil, a Maple Bear é referência em ensino bilíngue por imersão. Presente em todos os estados e contando com mais de 220 unidades, a escola alia as melhores práticas da educação brasileira à excelência da educação canadense.
A Maple Bear oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O contato da criança com o inglês começa já nas primeiras fases da educação, por meio de atividades lúdicas, brincadeiras e outras práticas pedagógicas.
No Ensino Fundamental, essa imersão começa continua. Atividades, debates e outros projetos buscam levar o estudante a praticar inglês em situações reais e, dessa maneira, saber como se comunicar nos mais diversos contextos.
Já no Ensino Médio, algumas disciplinas adotadas são as mesmas da província canadense de New Brunswick. Além de trazer aos estudantes conhecimentos em áreas como journalism, media studies, political science e world issues, esse diferencial permite que os alunos Maple Bear saiam do Ensino Médio com Duplo Diploma brasileiro e canadense.
Um dos grandes diferenciais da Maple Bear é sua metodologia exclusiva, que coloca o aluno no protagonismo do aprendizado. Muito além de uma escola bilíngue, a instituição busca promover a formação integral do estudante, transformando-o em um cidadão global preparado para os desafios do futuro.
Para conhecer na prática como essa metodologia funciona, a Maple Bear oferece duas possibilidades:
Clique no botão abaixo e agende sua visita à escola Maple Bear mais perto de você!